Acredite: você vai ficar boquiaberto com Star Wars – Os Últimos Jedi (SEM SPOILERS!)

Creio que o mais difícil nesse texto é falar de Star Wars – Os Últimos Jedi sem dar spoilers. Mas a força está comigo, então vamos lá. É difícil porque o filme tem muitas, mas muitas cenas daquelas que nos deixam boquiabertos. E eu queria debater cada uma delas aqui. Só que vamos ao que interessa. Os Últimos Jedi não é uma obra-prima, mas é melhor que muitos longas da saga. Pontos para o quase desconhecido diretor Rian Johnson. A Disney parece ter gostado muito mais que eu, já que vai dar uma trilogia toda para ele.

Os Últimos Jedi peca em algumas coisas. O filme é muito longo. Tem muitas cenas que poderiam ser cortadas, como as do planeta cassino e algumas com nosso querido Finn. Muitos personagens que chegam e somem sem dizer porque vieram, e falo de nomes conhecidos do público e novos rostos também. Personagens que poderiam ser muito mais aproveitados, mas que estão jogados na guerra estelar. Quase um “Luke do episódio 7”.

Mas Os Últimos Jedi acerta em muitas outras. E Luke é uma delas. Mark Hamill está incrível e entrega a melhor atuação do Jedi Skywalker. É dele uma das melhores sequências do filme. A irmã Leia também não fica atrás. A melhor cena de “Os Últimos Jedi” é dela. Eu queria levantar e aplaudir, mas minha timidez me segurou na cadeira. Saber que Carrie Fisher morreu dói ainda mais ao ver que Leia tinha muito o que contar.

acredite-voce-vai-ficar-boquiaberto-com-star-wars-os-ultimos-jedi-sem-spoilersQuem mais cresceu em toda essa nova trilogia foi Poe Dameron. Com uma participação pífia no longa anterior, Dameron mostrou a que veio dessa vez. Rey  e Kylo Ren, os protagonistas da nova trilogia, são bem trabalhados. É com a dupla que a direção sai da zona e conforto e mostra que nem tudo é tão simples como bem contra o mal.

 

O QUE TEM DE NOVO EM OS ÚLTIMOS JEDI? 

Diminua sua expectativa. O filme não resolve grandes segredos. As promessas na divulgação foram bem maiores. Como diz o Almirante Ackbar, “It´s a trap”.

Inclusive sobre os Porgs. BB8 segue a melhor invenção da nova geração.

Os Últimos Jedi tem muito de “O Império contra-ataca”, assim como “O Despertar da Força” teve muito de “Uma Nova Esperança”. A Disney, quando comprou a franquia, descartou as ideias de George Lucas para o universo e disse que faria filme para os fãs. Não mentiu. Mas até que ponto isso é bom? Parece uma saída mais preguiçosa e não uma homenagem.  Rian acertou, como eu já disse lá no começo, quando resolveu pensar fora da caixa. Quando botou as reviravoltas de tirar o fôlego.

O medo que fica é que, se o padrão continuar, teremos um episódio 9 bem parecido com “O Retorno de Jedi”. O que pode ser decepcionante.

Mas, assim como nossos heróis, sigo com a palavra mais dita na saga de Star Wars… esperança.

 

STAR WARS – OS ÚLTIMOS JEDI 

TRAILER

+ FATOS E TEORIAS DE STAR WARS: OS ÚLTIMOS JEDI

Escrito por Breno Piero

Jornalista e nerd. Ou então um jornalista nerd. Falo sobre filmes, séries, quadrinhos e tudo sobre esse universo lá no Canal Iniciativa Solo no Youtube. É só acessar! https://www.youtube.com/iniciativasolo