CINEMA EM CASA | Preciosa: Uma História de Esperança

CINEMA EM CASA | Preciosa: Uma História de Esperança

Assistir Preciosa: Uma História de Esperança, no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, reforça a resiliência feminina diante de adversidades muito complexas, como violência sexual, gordofobia, racismo e machismo. Já faz 9 anos que o filme foi lançado, mas ainda hoje pode ser considerado um símbolo fiel da luta das mulheres. 

Baseada no livro “Push”, de Sapphire, e dirigido por Lee Daniels, a produção é centrada em Claireece “Preciosa” James (Gabourey Sidibe), que tem 16 anos, é negra e está grávida de seu próprio pai pela segunda vez. Ela divide um apartamento simples com a mãe, Mary (Mo’Nique), uma mulher com sérios problemas psicológicos, que a acusa de ter seduzido o pai. As cenas entre as duas são sempre fortes, com a mãe bombardeando a filha com todo tipo de comentário preconceituoso.  A impressionante atuação de Mo’Nique, leva o público a sentir as ofensas de perto.

CINEMA EM CASA | Preciosa: Uma História de EsperançaEducação é o tema que permeia todo o enredo, tendo em vista que, por estar grávida, Claireece é enviada à uma escola alternativa, onde encontra a Sra. Rain (Paula Patton), uma mulher que a estimula seguir seu próprio caminho, a não se contentar em ser apenas uma marionete de pessoas brancas, a aprender a ler e escrever, a ser mulher de verdade e abraçar a causa mais importante de todas: sua própria vida. 

Preciosa trata sobre sororidade – aliança entre mulheres, baseada na empatia, que visa a conquista de seu espaço e respeito quanto às suas histórias. Com o nascimento do segundo filho, a jovem encontra apoio no grupo feminino da escola e, a partir daí, decide não aceitar a condição de vida que lhe foi imposta.  

A trama é extremamente comovente. Os cortes entre o real e o imaginário aproximam o público do universo da protagonista. Assim como os dramas da vida, o filme tem um ritmo lento, fazendo com que o espectador sinta de forma quase que familiar os problemas mostrados na tela. Muito mais do que “Uma História de Esperança”, Preciosa é uma história de superação.  Disponível na Netflix, o filme é altamente recomendado para o seu Cinema em Casa.

 

PRECIOSA: UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA

TRAILER

_

+ CINEMA EM CASA: A Incrível História de Adaline

  • Gabriela Sartorato

    Chorei muito apenas com o trailer! Parabéns pela resenha, foi muito bem escrita❤